A Zona Sul do Estado está fervendo com a preparação para os festejos Farroupilhas, que terão como destaque a chegada da 75ª Chama Crioula à região neste sábado (14). Esse evento será o ponto alto das celebrações.

Cidades como Piratini, a primeira capital Farroupilha, se destacarão com uma programação de oito dias e mais de 35 atrações no Centro de Eventos Erni Pereira Alves.

Em Pelotas, os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) se unirão para oferecer uma série de eventos especiais. 

As festividades e desfiles em homenagem aos gaúchos que lutaram durante a década de guerra não só celebram a história, mas também movimentam o turismo e a economia local. Em Piratini, a rede hoteleira e os restaurantes estão prontos para receber um grande número de visitantes, com uma expectativa de público de cerca de 60 mil pessoas. A programação musical contará com a presença de artistas renomados como Serranos, Garotos de Ouro, Baitaca, Cristiano Quevedo, Paulinho Mocelin, César Oliveira & Rogério Melo e Leonel Gomes, que se apresentarão no palco principal do evento.

Pelotas Na 26ª Região Tradicionalista, em Pelotas, a programação abrange uma variedade de atividades promovidas por diversos CTGs e piquetes, que se estenderão entre os dias 14 e 20 de setembro. As festividades incluirão rondas das invernadas, tertúlias e bailes.

O sábado será marcado pela distribuição da Chama Crioula para as entidades, a partir das 14h, além da realização do Solidart. Entre os dias 15 e 19, a programação incluirá rondas, tertúlias, bailes, visitas dos CTGs às escolas, encontros de invernadas e de ex-patrões, além de bolichos e jantares típicos.

Na sexta-feira (20), todos os CTGs se reunirão para o desfile na Avenida Bento Gonçalves, com as festividades se estendendo até a meia-noite, quando será feita a extinção do fogo farroupilha.